Módulo 3 - Contando as nossas histórias
a partir de práticas afroreferenciadas.
Quem pode participar: profissionais da educação negras e negros do Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré.
Quando acontece: 17 de junho e 29 de julho
O terceiro módulo da Escola Marielle será presencial e tem como objetivo fortalecer profisionais da educação a contar a história de Marielle Franco e da população negra e periférica do Brasil, compartilhando aprendizados sobre letramento racial e Enfrentamento ao Racismo no Ambiente Educacional através de pedagogias afroreferenciadas.
Queremos fortalecer a defesa da nossa memória e a contação das nossas histórias, apoiando a implementação da Lei 10.639.
Esse módulo da Escola será realizado com o Projects for Peace the vision of Kathryn W. Davis, fundado nos Estados Unidos em que estudantes universitários recebem os fundos necessários para implementar projetos inovadores, centrados em uma comunidade específica e escaláveis para os problemas mais urgentes do mundo.
Se inscreva
Se você trabalha com educação formal ou não formal no Rio de Janeiro, preferencialmente da Maré e tem interesse em participar deste módulo da Escola Marielle, se inscreva no formulário abaixo até o dia 7 de junho, às 23h59.
Como vai ser este módulo da Escola Marielle?
Serão realizados 2 encontros, que somarão 18 horas. Para completar este módulo, será necessário ter participação de 75% das aulas.
As aulas serão presenciais nos dias 17 de junho (sábado, das 8h às 17h) e 29 de julho (sábado, das 8h às 17h)
As aulas serão facilitadas por pessoas negras intelectuais e lideranças políticas, de movimentos e da sociedade civil, especializadas em contação de histórias afroreferenciadas.
Este é o primeiro módulo voltado para educadores da educação formal e informal do conjunto do Rio de Janeiro, dando preferencia para educadores da Maré.
Qual será o conteúdo das aulas?
Confira o tema das aulas que ocorrerão aos sábados:
1Encontro com contação de história por meio da HQ Marielle Franco Raízes, aula de letramento racial e enfrentamento ao racismo no ambiente educacional
Letramento racial
Gaby Makena
Enfrentamento ao racismo no ambiente educacional
Monica Ferreira
Contação de história
Suane Brazão
2Encontro com compartilhamento de aprendizados sobre a experiência das ações pedagógicas, outro exemplo de contação de história e outras possibilidades didáticas
Possibilidades de didática
Thiago Elniño
Contação de história
Nayla Oliveira
Mediação
Monica Ferreira
Não vai participar deste módulo mas quer receber em primeira mão notícias sobre outras atividades da Escola Marielle?
Deixe seu contato abaixo que a gente te avisa!
Nome *SobrenomeEmail *TelefoneO Instituto Marielle Franco e uma organização sem fins lucrativos, fundado pela família de Marielle como uma resposta ao brutal assassinato da vereadora em 2018.
Os pilares do Instituto são: lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da Mari.
Somos uma organização independente e precisamos
de doações de pessoas como você para seguir em frente.
Apoie doando o quanto você puder:
pelo pix apoie@institutomariellefranco.org
Apoio
Somos sementes de Marielle!